ENE
NEWSLETTER
Receba regularmente as últimas
notícias e eventos por e-mail
A Escola
Os Cursos Notícias Parcerias e Protocolos
Contactos

Projecto ESKO do PROALV

page_147/LogoPROALV_i2.jpg




A actividade equestre
tem-se desenvolvido cada vez mais em todo o mundo, havendo um número crescente de jovens na Europa à procura de um emprego nesta área de actividade. É assim premente que se criem saídas para os alunos adquirem experiência a nível internacional. O Projeto ESKO - Troca de Habilidades, Conhecimento e Oportunidades - foi um esforço colaborativo entre sete instituições que integram a Rede de Educação Equestre (EEN).

 
O objetivo principal do projeto foi desenvolver uma estrutura comum para o intercâmbio de estudantes, facilitando a deslocação de estudantes entre as instituições em diferentes países e obter uma ampla gama de competências, conhecimentos e de empregabilidade.

Pretendemos também promover um sistema de informação baseado na internet, no site da EEN, para oferecer informações úteis em torno de colocações de trabalho. Para aumentar a qualidade dos estágios de trabalho, oferecemos uma lista de pessoas de contato dentro de cada país participante.

Para a avaliação, começamos a promover o Europass, esperando melhorar a mobilidade da força de trabalho equestre em geral.


Pretendemos, também, definir critérios de colocações de trabalho, definindo critérios de qualidade que serão uma garantia da educação de qualidade.

Pretendemos produzir um manual para os estudantes e os prestadores de estágios. Para melhorar o nível de conhecimentos profissionais e competências recorremos ao Campeonato Estudantes.

Esta tem sido também uma ferramenta importante para se identificar o nível de aprendizagem nos diferentes níveis de educação nas escolas da EEN.


Também se realizaram workshops, reuniões,clínicas”, intercâmbios e simpósios, em que todos os parceiros participantes são envolvidos. As atividades foram baseadas em vários temas e destinados a diferentes grupos-alvo: professores, estudantes e prestadores de estágios. Cada workshop continha uma demonstração prática do "objetivo final" mostrando os resultados de aprendizagem na área de um tópico específico.


A reunião de arranque do projecto teve lugar em Fevereiro de 2013, em Ypäjä, na Finlândia. A reunião final, incluindo uma avaliação do projeto, foi realizada em Julho de 2014, na Golegã, em Portugal. Todos juntos mais de 200 professores e alunos (participantes ESKO (mobilidades) e funcionários das escolas de hospedeiras) participaram em diferentes eventos durante o projeto.

Para mais informação, consultar: http://equestrian-educational-network.eu/esko-workshop/portugal/





 


Sociedade Hípica Portuguesa Câmara Municipal da Golegã Câmara Municipal de Alter do Chão
EPDR Abrantes EPDR Alter do Chão ESA Santarém ESA Elvas